skip to Main Content

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

A ansiedade é um sintoma esporádico comum. Uma reação esperada em situações específicas, por exemplo, quando antecipamos um perigo externo, ou se vamos ser avaliados, fazer uma prova, falar em público, etc.

A ansiedade passa a ser uma doença quando se torna crônica e recorrente, como uma resposta a situações imaginadas de fracasso, de dor, ou de sofrimento. Ela cria um curto-circuito mental de realimentação, o que afeta o funcionamento do corpo e os relacionamentos no dia a dia. Costuma estar associada a fatores estressores no início e a situações traumáticas do passado, mas depois se torna uma doença autônoma. Pode se manifestar através de sintomas físicos – palpitações, batimentos cardíacos acelerados, tremores, sudorese excessiva, insônia, dores no corpo, tensão muscular – e emocionais – angústia, falhas de concentração, irritabilidade, reações desproporcionais, preocupação e medo excessivos, antecipação de fracassos.

O tratamento é necessário com uma combinação de medicamentos e psicoterapia. Deve-se evitar a automedicação com substâncias inócuas que só agravam a doença, assim como o uso de benzodiazepínicos (tarja preta) que, por darem alívio imediato induzem dependência e aumento de dose (tolerância), prejudicando a memória.

Compartilhar

Entre em contato, envie uma mensagem e tire suas dúvidas.

Agende uma Visita

Back To Top