skip to Main Content

TDAH

É um transtorno do neurodesenvolvimento. Acomete mais crianças e adolescentes. Em adultos os sintomas costumam ser abrandados, embora possam persistir de forma significativa em alguns casos. Em graus leves as distrações são comuns a todas as crianças pois o cérebro está em formação e só são considerados transtornos quando a intensidade prejudica a rotina e torna difícil a educação e o aprendizado escolar.

Os sintomas predominantes são dificuldade de sustentar a atenção (facilidade de distração, dificuldade de concentração, de finalizar a atividade), impulsividade (facilmente influenciável a agir por impulso, em busca de gratificação imediata) e hiperatividade (sensação de inquietação, necessidade de movimento constante, baixa tolerância a frustrações). É resultado de desregulação neuroquímica nas áreas pré-frontais do cérebro que coordenam as funções executivas (atenção, planejamento e execução de tarefas). O autocontrole é insatisfatório.

Existem evidências de que há forte influência hereditária – de polimorfismos genéticos – no transtorno. O diagnóstico é feito por entrevista clínica com o paciente e a família, feita por um psiquiatra experiente e com aplicação de questionários.

Os exames neuropsicológicos não são definitivos, mas podem ser usados para tornar o diagnóstico mais preciso. O transtorno está associado frequentemente a outros transtornos psiquiátricos, como p.ex o Transtorno de Oposição Desafiante (TOD).

Compartilhar

Entre em contato, envie uma mensagem e tire suas dúvidas.

Agende uma Visita

Back To Top